Educação Especial

Centro de Autismo irá ampliar o número de vagas

Medida será permitida em função da troca de endereço

O Centro de Atendimento ao Autista Doutor. Danilo Rolim de Moura passa a operar, a partir do dia 5 de março, em novo endereço, na rua General Argolo, 1.801, no prédio do antigo Hospital Cruz de Prata, atrás do Colégio Municipal Pelotense. A equipe está providenciando as adequações necessárias para receber os alunos com conforto e segurança. 

O espaço conta com 32 salas, 20 banheiros individuais, estacionamento e pátio, o que viabiliza o aumento de vagas. A partir de março, iniciam-se as convocações de entrevistas com as pessoas da lista de espera.

Atualmente, são 302 alunos matriculados, de faixas etárias que variam entre um e 35 anos. O único critério para se candidatar ao ingresso no Centro é ter Transtorno do Aspecto Autista (TEA). Os estudantes de outra instituição de ensino participam de atividades no local em turno inverso ao das aulas. 

Cada caso de TEA tem suas particularidades, identificadas logo que o aluno ingressa na instituição, possibilitando um atendimento adequado e personalizado de acordo com suas necessidades.

A equipe de atendimento conta com professores qualificados para trabalhar com educação especial, psicólogos, fonoaudiólogos e orientadores educacionais. O quadro de funcionários será ampliado para atender ao número de alunos, que deve dobrar até o final do ano.

Sala sensorial

Uma das novidades do prédio novo será a sala terapêutica de integração sensorial, um espaço de estímulo aos sentidos, ideal para o tratamento e socialização. O projeto está sendo desenvolvido por um dos professores do Centro. Uma melhor integração sensorial influencia na socialização, melhorando sua capacidade de aprendizado e interação.  

Inauguração Oficial

As aulas no Centro de Atendimento ao Autista começam no dia 5 de março, mas a inauguração oficial do espaço ocorrerá apenas em 2 de abril, data em que o local comemora quatro anos de existência e também do Dia Mundial da Conscientização do Autismo.  

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eram para ser apenas casos de Saúde Mental Anterior

Eram para ser apenas casos de Saúde Mental

Segunda de manifestações contra a Reforma da Previdência Próximo

Segunda de manifestações contra a Reforma da Previdência

Deixe seu comentário